09/09/2010


Palestra: Desafios do administrador para o crescimento

Palestra: Desafios do administrador para o crescimento

Palestrante: Prof. Dr. José Carlos Thomaz

Contatos: josecthomaz@gmail.com

 

Mini currículo: Doutorado (2006) e Mestrado (2003) em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), onde também se graduou em Economia (1976). Experiência em empresas industriais e de serviços. Coordenador de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e coordenador do Curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie - campus São Paulo. Atualmente é Diretor do Campus Tamboré da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nele acumulando a Coordenação do Curso de Administração. Tem experiência na área de Administração, em temas como: estratégia, reputação corporativa, vantagem competitiva, desempenho organizacional, identificação organizacional, comunicação corporativa, aglomerações e arranjos produtivos.

 

Data: 09/09/2010

Horário: 20h às 21h30

Local: Auditório da ACEO - Av. Dionísia Alves Barreto, 701 - Bela Vista – Osasco – SP.

 

Resumo da Palestra:

A economia vai bem. Mas quem faz a economia? Somos nós! Estamos preparados para o crescimento da economia? Haja competência para concorrência tão acirrada!

Como resolver isso? Treinar? Importar mão de obra? Fazer parceria com faculdades?

O primeiro desafio para o crescimento do Brasil é o “Custo Brasil”. Temos uma estrutura ineficiente, muita corrupção, baixa produtividade, falta de crédito e mercados saturados. Esses são desafios que os estrangeiros enfrentam para fazer negócios com o Brasil...

A globalização tornou o mundo “menor”. É preciso colocar nosso mercado para fora de nossas fronteiras. Atualmente, ainda importamos mais do que exportamos. Isso é um problema. Importamos muitos serviços, ainda! Isso faz com que saia muita moeda brasileira sem ter retorno...

Certos acordos internacionais também acabam atrapalhando nossa economia, como realizado com a Argentina.

A economia aquecida gera concorrência acirrada. Mais empresas, mais produtos para mais clientes e consumidores.

As pessoas estão comprando mais, porém 80% da população ainda não tem rede de esgoto. Isso é crescer? É tornar-se um país desenvolvido?

As empresas têm, agora, responsabilidades sociais e ambientais, obrigando que parte do lucro seja revertido a esse fim. Os recursos estão mais escassos e isso precisa ser levado em conta!

A participação do setor de serviços tem aumentado no PIB dos países. Produtos têm agregado serviços. Esse é um novo – e grande – desafio para os administradores.

A escassez de mão de obra tem feito com que empresas venham até as faculdades antes mesmo dos alunos se formarem, requisitando alguma especialização e contribuindo para que as instituições formem profissionais ainda mais alinhados ao seu negócio.

No Mackenzie de Tamboré, uma empresa pediu alunos para um projeto piloto no qual eles avaliaram competências antes mesmo de contratar!

O que acotnece muito é que em época de “vacas gordas” contrata-se mais e na hoa de reduzir custos, corta-se o recurso humano. É preciso ter uma certa dose de moderação para se fazer isso, no atual cenário.

Prigramas assistenciais que dão dinheiro não formam gente apropriada para desenvolver um país! Antes, tínhamos falta de comida, achavam que o povo era subnutrido e criaram uma geração de crianças acima do peso! O que farão agora com a falta de educação?

São os recursos humanos que sustentam a vantagem competitiva de uma empresa. O recurso que faz a diferença é o recurso humano. Continuem apostando em vocês, mesmos; no seu desenvolvimento. É preciso ter formação e visão de mundo. Motivação e liderança.

O administrador tem uma formação básica que precisa ser melhorada com o desenvolvimento de suas competências. Disciplinas extras e complementares devem ser levadas a sério, também!

O administrador precisa se formar para ser líder e para a vida! Um bom líder precisa ter dignidade até mesmo na hora de demitir alguém. A máxima “trate como gostaria de ser tratado” deve ser lembrada, sempre!

Vantagem competitiva sustentada custe o que custar, mas com ética!!!

Toda empresa tem que ter visão, missão e valores bem definidos. Isso não pode ficar na gaveta do dono, ou ele não terá comprometimento de seus colaboradores. Todos precisam saber para poder defender! A estratégia tem que chegar ao chão de fábrica para que se sintam parte do time. É claro que a estratégia não precisa – nem pode – chegar com a mesma linguagem da direção. Ao contrário! É preciso que a comunicação flua de acordo com cada público-alvo!

A competência organizacional é função da competência indiidual. Muitas empresas estão selecionando por competências, já.

Mais novo desafio: geração Y! Alguns falam que são loucos! Querem crescimento profissional antes mesmo de obter maiores salários. Têm muita pressa. São fãs do diálogo aberto e questionam regras “não entendidas”, sendo um pouco rebeldes, em alguns momentos. São antenados, conectados. Os valores pessoais são alinhados aos valores da empresa e podem até sair fora se vêm que não estão de acordo com esses valores. São multi-tarefas.

O que você prefere? Segurar um louco ou empurrar um bobo?

Não basta mais fazer a gestão do desempenho. É preciso gerir competências pois elas farão o desempenho.

Portanto, qual a “receita” para vencer? É preciso ter uma liderança dinâmica e eficiente.

Identificação e comunicação entre gestor e equipe é o que fazem o cliente perceber a qualidade e um bom desempenho e mantê-lo fiel por conta de sua satisfação; melhorando a imagem e reputação da empresa.

Um cara que trabalha feliz, produz mais e melhor. O líder então, precisa se auto-motivar para manter a equipe motivada.

Desempenho = Motivação + Capacidade + Ambiente.

Para o sucesso do administrador, é preciso desenvolver o marketing pessoal. Pode ser feito sobre crenças, valores, sua missão e visão pessoais, aspirações, qualidades, talentos e outros atributos. O passo inicial é conhecer-se! Depois, revele-se! É preciso que os demais lhe conheçam!

A arte do sucesso consiste em jogar segundo suas forças




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