20/04/2012

GHEMAT recebe visita internacional

A professora de matemática do Instituto Politécnico do Beja, em Portugal, Teresa Maria Pires Monteiro, esteve no GHEMAT (Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática) para aprofundar seus estudos de doutoramento em História do Ensino da Matemática. O trabalho é orientado pelo professor José Manuel Matos, da Universidade Nova de Lisboa.

“Conheci a professora Maria Célia Lima da Silva e o professor Wagner Rodrigues Valente - os responsáveis pelo GHEMAT - em congressos em Portugal e estou estudando o movimento da matemática moderna e internacional, no âmbito de estudos comparativos. Aproveito a comparação de didáticas que encontrei nos arquivos do GHEMAT para fazer meu estudo”, nos conta Teresa.

O GHEMAT foi criado em 2000 no Brasil. O Grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líderes os professores Neuza Bertoni Pinto (PUC-PR) e Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP - Campus Guarulhos). Mensalmente, os professores se reúnem com os demais membros do grupo e interessados em pesquisar os vestígios de como foi o ensino de matemática ao longo da história pelos documentos originais de autores renomados, reunidos nas dependências da FIPEN - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. “Investigamos e produzimos material sobre o ensino da matemática ao longo das décadas”, explica a professora Célia.