24/05/2012

FIPEN traz para Osasco Teatro nas Universidades

A FIPEN – Faculdade Instituto Paulista de Ensino (a faculdade do Anglo na região oeste de São Paulo) trouxer para Osasco o projeto Teatro nas Universidades, dos atores Nicete Bruno e Paulo Goulart. No dia 24 de Maio, às 19h30, o teatro do SESI Piratininga (Av. Getúlio Vargas, 401 – Osasco – SP) teve suas portas abertas para receber os interessados em assistirem à peça Quarto 77, juntamente com os alunos da FIPEN. Após o espetáculo, houve um debate com o diretor Roberto Lage.

Conheça a peça

Quarto 77 conta a história de um Homem que se isola em um quarto, sendo surpreendido por uma Mulher que aparece para dividir com ele o aposento. Flertando com o surreal, esta situação se desenrola de maneira surpreendente e tem um desfecho totalmente inesperado.

Para explicar o gênero deste texto o termo mais correto é realismo fantástico. Nesta história tudo pode ou não ser real. As personagens podem ou não existir. E será que elas realmente estão ali, naquele Quarto 77? O diretor Roberto Lage optou por montar o texto exatamente como ele é, sem dar explicações, sem se colocar de nenhum lado, nem mesmo defender alguma possibilidade.

A relação desse casal traz surpresas durante toda a peça. A precariedade do quarto e a mente atormentada do Homem se complementam, dando ainda mais ar de mistério à sua história ou à sua culpa - não revelada. Amor, tormento e violência pontuam as cenas e podem assustar os mais desavisados.

O Quarto 77 seria o refúgio? Ou o refúgio, a própria mente do Homem? Entregar-se plenamente a uma situação leva à perda da identidade? Leonardo Alkmim tem nas alucinações o instrumento para navegar pelo obscuro da mente humana, recheada de medos, desejos e incertezas. Ele constrói o texto de forma a aguçar mais e mais a curiosidade de quem observa a intimidade das personagens, como se ouvíssemos atrás da porta ou observássemos pela fresta da janela, sons e movimentos instigantes.

Realidade ou alucinação? A plateia fica diante de um tentador labirinto e testemunha coisas que podem ocorrer dentro de nossas próprias mentes, coisas que estão ali, materializadas por corpos e palavras, como se o etéreo de toda uma vida pudesse ser exposto em alguns minutos.

O cenário (de Heron Medeiros) tem um viés realista com contornos “teatralistas”, acolhendo muito bem a complexidade da peça, onde o casal se digladia. O espaço cênico é o Quarto 77, mas o mundo lá fora cabe inteiro dentro “dele”.

Espetáculo: Quarto 77

Texto: Leonardo Alkmim ? Direção: Roberto Lage ? Coordenação de produção: Erika Barbosa

Elenco: Paulo Goulart Filho, Maria Laura Nogueira e Gisa Guttervil

Cenografia: Heron Medeiros ? Figurino: Milton Fucci ? Assistência de direção: Aline Meyer