01/09/2017

FIPEN se mobiliza para Oficinas Profissionalizantes

A Oficina Profissionalizante é um momento importante para a preparação e desenvolvimento dos alunos na trajetória universitária. Os professores são escolhidos pelos próprios alunos e exercem a função de orientador do grupo para o desenvolvimento do trabalho do semestre.

A “semana mensal de orientação” partiu dos próprios alunos, bem como a possibilidade da livre escolha do grupo, para que os alunos fizessem uso dos espaços da faculdade e da presença do professor para dar velocidade e consistência às atividades. As duas últimas aulas, durante toda a semana, servem para a orientação e trabalho dos grupos, permitindo trocar informações, coletar base de dados, consultar bibliografia, esclarecer dúvidas e alinhar ideias.

“É um momento crítico. O orientador indica o tema, as coordenadas, e o trabalho se inicia. São três meses intensos, mas vale a pena”, segundo o professor Antonio Barreto, Coordenador das Oficinas Profissionalizantes FIPEN.

É também neste período de preparação que os alunos iniciam os ensaios de apresentação e construção do power point.

“Ao mesmo tempo em que os alunos sentem um “friozinho na barriga” na preparação das apresentações, eles entendem que as Oficinas proporcionam um grande diferencial: atuação em equipe, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, melhor postura e oralidade na apresentação em público, etc”, completa o professor.

A organização está evoluindo a cada semestre, e a missão agora é transformar as Oficinas em um Simpósio.