22/06/2017

Empresa Júnior da FIPEN – Um Projeto Promissor

Um dos movimentos mais significativos para a formação do perfil do aluno se dá quando a faculdade apoia a constituição de uma empresa júnior. As empresasjuniores, muito comuns em várias instituições de ensino superior, são compostas por alunos matriculados em cursos de graduação que se mobilizam para realizar projetos e serviços voltados para a sua formação. A maior parte deste trabalho se dá pelas iniciativas voltadas a consultorias. A vivência empresarial, o crescimento profissional e pessoal, alavancam a carreira do aluno ao mesmo tempo em que contribuem com o desenvolvimento empresarial da região.

No dia 08 de Junho de 2017, na sede da FIPEN, foi dado o primeiro passo para o devido andamento deste projeto. Com a presença do Professor Mestre Claudio Dalmolim, reuniram-se os alunos Livianne Vieira Resplandes, Lucas Aguiar Pereira, Paulo Sérgio Rodrigues, Victor Silva Pinheiro e Willian Rigo Maciel. Objetivo: conversar com a Professora Doutora Julia Moreira Kenski, a qual, em sua carreira estudantil, criou e foi diretora de uma empresa júnior, hoje muito renomada no mercado. A sinergia entre entrevistadores e entrevistada foi imediata e diversas dúvidas foram sanadas.

A Dra. Julia, professora da casa, observou que, “ao participar da Empresa Júnior, os alunos passam a ter contato com diferentes aspectos do trabalho na área de estudos e adquirem uma experiência muito mais abrangente. Ao final, serão profissionais muito mais preparados e experientes. Para a Faculdade, ter uma EmpresaJúnior é a oportunidade de ter discussões e práticas mais profundas, que extrapolam os limites da sala de aula e ganham as discussões entre alunos, mais engajados e interessados em se aprimorar”.

Os alunos Livianne e Paulo estavam muito motivados com a idéia: “a empresa Junior tem a importância de, além de colocarmos em pratica os conteúdos teóricos que aprendemos em sala de aula, desenvolvermos também uma veia empreendedora que nos possibilita uma nova experiência lidando diretamente com gestão de pessoas, projetos e processos jurídicos de uma empresa. Ter passagem pela empresa Junior durante o período de graduação, tem enorme importância para o desenvolvimento pessoal e melhoria da sociedade”