19/09/2017


DISPARIDADE ENTRE GASTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Fonte: UOL

O Brasil é um dos países que menos gastam com alunos do ensino fundamental e médio, mas as despesas com estudantes universitários se assemelham às de países europeus, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgou nesta terça-feira (12), a entidade analisa os sistemas educativos dos 35 países membros da organização, a grande maioria desenvolvidos, e de dez outras economias, como Brasil, Argentina, China e África do Sul.

TRABALHADOR COM NÍVEL SUPERIOR GANHA 140% A MAIS, MOSTRA ESTUDO

Com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. Em um exemplo simples, isso quer dizer que, se um

trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400. A diferença salarial média entre o brasileiro com e sem diploma é a maior entre os 40 países analisados pela OCDE (Organização para

a Cooperação e Deenvolvimento Econômico), conforme relatório publicado nesta terça-feira (12).

METADE DOS BRASILEIROS ADULTOS NÃO CONCLUIU O ENSINO MÉDIO

Metade dos brasileiros adultos (entre 25 e 64 anos) não concluiu o ensino médio. O número é mais do que o dobro em relação à média (22%) dos países da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), que traz nesta terça-feira, 12, um estudo comparativo sobre índices educacionais entre 41 países, o Education ata Glance. Além disso, 17% não terminaram nem mesmo o ensino fundamental, ante 2% na média da OCDE. Os dados, divulgados hoje, se referem ao ano de 2015. Segundo o documento, o Brasil tem uma das piores médias entre os países avaliados, só atrás da Índia. "Enquanto na maioria dos países da OCDE e parceiros há apenas 5% dos adultos sem atingir a educação primária (ensino fundamental), há algumas exceções notáveis: Brasil (17%), Costa Rica (3%), Índia (46%), México (14%) e África do Sul (15%)."

FACULDADE JÁ ENSINA COMO GERIR O VIRTUAL

 Novos tipos de empresa estão exigindo novas formas de se administrar. Em uma época em que um dos maiores disseminadores de notícias, o Facebook, não as produz; uma das maiores empresas de hospedagem, a Airbnb, não possui hotéis; e um dos maiores serviços de transporte, o Uber, não tem nenhum carro, as faculdades de administração têm alterado os currículos para fazer frente aos desafios de um mundo dos negócios cada vez mais virtual. E também cada vez mais desconhecido. "Anteriormente o profissional era formado para atender às demandas do momento. Hoje, temos de preparar para uma realidade que desconhecemos", diz Arthur Motta, professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Segundo ele, o mundo está mudando tão depressa que não adianta mais montar um currículo pensando no que já existe. "Forneço ferramentas e fontes para que o estudante possa atualizar-se sempre. Ele tem de ser provocado a conhecer as novas realidades que virão a existir, os próximos passos da virtualização do mundo."

As gestoras de fundos de private equity entraram na disputa pela Uniasselvi, instituição de ensino superior a distância do Carlyle e da Vinci Partners. Entre os fundos interessados estão, por exemplo, a CVC Partners e o GP Investments, segundo o Valor apurou.  Ainda de acordo com fontes a par do assunto, a CVC Partners teria feito uma proposta melhor do que a da Ser Educacional, cuja oferta gira entre R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão. Os donos da Uniasselvi pedem algo em torno de R$ 1,2 bilhão - o equivalente a dez vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no ano passado. O faturamento da faculdade somou R$ 400 milhões.

LOCAIS DE PROVA DO REVALIDA 2017 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA

Os inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) já podem consultar os locais onde farão suas provas por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado nesta segunda-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão, que também traz informações dos horários de prova e atendimentos solicitados, pode ser consultado na Página do Participante, a partir do fornecimento do CPF e senha cadastrados.
A 1ª Etapa do Revalida será aplicada em 24 de setembro, em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio de janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e três horas para realizar a prova discursiva, no período da tarde.

 O ORÇAMENTO DAS FEDERAIS

Dirigentes de universidades federais, alguns dos quais escolhidos por governos lulopetistas, estão reclamando do corte de recursos orçamentários para investimentos e despesas de custeio determinado pelo atual governo. Entre 2014 e 2017, o orçamento para investimento e pagamento de salários e manutenção das 63 instituições de ensino superior mantidas pela União caiu de R$ 10,72 bilhões para R$ 7,34 bilhões.

Essa diminuição de R$ 3,38 bilhões comprometerá o desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades federais, afirmam seus dirigentes, depois de lembrar que o número de seus alunos dobrou, passando de 589 mil, em 2006, para 1,1 milhão em 2015. Também alegam que a diminuição dos recursos porá em risco o andamento de pesquisas científicas, prejudicando com isso o desenvolvimento do País.

CERTIFICADOS PARA QUÊ?

O argumento mais comumente levantado em defesa de certificações profissionais é que, com elas, o consumidor está mais seguro, tem acesso a um atendimento melhor. O pressuposto é a existência de uma assimetria informacional grave entre o fornecedor do serviço prestado, digamos um médico ou advogado, e quem paga pelo tal serviço. Com um órgão competente carimbando que o fulano pode exercer tal e tal profissão, essa assimetria seria reduzida. Por exemplo, segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a lei que proíbe o advogado reprovado no Exame de Ordem de advogar num tribunal melhora a vida do cidadão. Uma interpretação mais cínica da dita "necessidade de certificação" é que esta restringe a quantidade de profissionais ofertando certos tipos de serviços no mercado, gerando desse modo um ganho extraordinário para o seleto grupo dos "com certificado". Ganham com isso os senhores certificadores, os quais, claro está, cobram sua parcela para emitir o tal certificado que permite a um advogado advogar, um engenheiro construir uma ponte, um médico atender, um economista vender serviços de consultoria etc.
 

 O TEMPO NÃO ESPERA POR NINGUÉM

"Obrigado pelo atraso" livro de Thomas Friedman (1) faz reflexões sobre as mudanças que o mundo está passando nestes dez últimos anos e pouca gente está percebendo. O fio condutor de suas considerações é voltado

para a velocidade e a exonencialidade das várias tecnologias que estão ocorrendo neste início de século. Friedman diz que em 2007 surgiram o iPhone, o Kindle, o Airbnb, o Android, o Watson da IBM e o Hadoop, o mais

poderoso dos softwares do chamado Big Data. Foitambém naquele ano que Facebook, Twitter e o serviço de nuvem da Amazon explodiram. O jornalista é categórico ao argumentar que nada disso foi coincidência, mas

a síntese de uma proeza tecnológica que deu à luz uma era inédita de "acelerções", força fascinante e desestabilizadora que se manifesta pelo tripé tecnologia, globalização e mudança climática.

CAPES PARTICIPA DE FÓRUM INTERNACIONAL, NA CHINA

Desta segunda-feira, 11, até a quarta, 13, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participam do Fórum do IODP, em Xangai, na China. O encontro, a cada ano, acontece em um país diferente. Em 2016, foi realizado no Brasil, em Búzios (RJ). O evento reúne os representantes de países, consórcios ou entidades que fornecem fundos para as operações do Programa Internacional de
Descoberta Oceânica (Internacional Ocean Discovery Program/IODP). A Capes fará duas exposições sobre como o programa é promovido no Brasil, com o objetivo de trocar experiências e potencializar ações.

PAEP ESTENDE PRAZO DE INSCRIÇÕES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que o prazo para submissão de propostas ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) foi prorrogado para o dia 14/09/2017. A seleção é relativa ao Edital nº 35/2017, lançado em 10 de agosto.Propostas devem ser submetidas até às 17 horas, horário de Brasília. Solicitantes de apoio devem possuir título de doutor, manter currículo Lattes atualizado e presidir a comissão organizadora do evento. Para eventos a ocorrer em 2017, a Capes concedeu R$ 42,6 milhões em apoio a 1.391 eventos aprovados.

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO POR NOME SOCIAL NO ENADE 2017 DEVE SER FEITA ATÉ 15 DE SETEMBRO

Concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 que desejarem atendimento pelo Nome Social têm desta segunda até sexta-feira, 11 a 15 de setembro, para fazerem a solicitação por meio da Página do Participante. A opção é destinada a participante travesti ou transexual.  É preciso apresentar documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento pelo Nome Social, como: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco sendo que a cabeça deverá estar descoberta; cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto; e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social disponibilizado na Página do Participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.

DEBATE SOBRE NOVO FIES TERÁ PARTICIPAÇÃO DE BANCOS E DE FINANCIADORES DA EDUCAÇÃO

A comissão mista que analisa a medida provisória do novo Fies (MP 785/2017) promoverá audiência pública na quarta-feira (13), a partir das 14h30. A MP reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que auxilia estudantes de ensino superior de universidades privadas no custeio dos cursos. Esse será o quarto debate da comissão. Foram convidados representantes de entidades que lidam com o financiamento estudantil, como a Ideal Invest e a Quero Bolsa, e também da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca). A comissão  convidou ainda a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Do setor público, deverão comparecer representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Integração Nacional.

EDUCAÇÃO APROVA FINANCIAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO PROUNI

A Comissão de Educação aprovou proposta que inclui também o financiamento de cursos de pós-graduação no Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. Atualmente, o programa beneficia apenas estudantes de cursos de
graduação e de cursos sequenciais de formação específica.

INEP ANULA ENEM DE PARTICIPANTES INDICIADOS POR FRAUDE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 13 participantes que foram indiciados por crime de fraude em certames de interesse público. O Inep também encaminhará ofício ao Ministério da Educação para que as instituições nas quais os participantes estão matriculados tomem as medidas administrativas cabíveis. Entre os indiciados, três fizeram o Enem em 2015 e mais dez participaram em 2016. Segundo o Inep, a maioria está matriculada em cursos de medicina e odontologia em universidades federais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

MEC DIZ QUE NÃO ABRIRÁ MÃO DE ANTECIPAR ALFABETIZAÇÃO ATÉ O 2º ANO

O governo não deverá abrir mão da proposta de antecipar a alfabetização das crianças para o 2º ano do ensino fundamental, como está previsto no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Atualmente, as diretrizes curriculares determinam que o período da alfabetização deve ser organizado pelas escolas até o 3º ano do ensino fundamental. Esse também é o prazo previsto no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. No entanto, o texto da Base Nacional encaminhado ao CNE prevê que as crianças deverão ser capazes de ler e escrever até o 2º ano do ensino fundamental, geralmente aos 7 anos.

MEDICINAS DA USP E PUC PEDEM INVESTIGAÇÃO SOBRE RACISMO EM COMPETIÇÃO ESPORTIVA

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), José Otavio Costa Auler Junior, repudiou o episódio de racismo relatado por um estudante da instituição na última semana, Durante a competição esportiva Intermed, em Barretos, entre alunos da medicina. A instituição pediu uma investigação sobre o caso. A PUC-Campinas também informou que "irá apurar os fatos e tomar as providências cabíveis."  "A direção da Faculdade de Medicina da USP vem a público manifestar indignação pelo ato de racismo sofrido por um estudante do 4º ano desta instituição que participava como atleta da Intermed 2017, competição que reuniu alunos de 11 escolas de medicina do estado de São Paulo, entre os dias 02 e 09 de setembro, na cidade de Barretos, SP. Diante dos lamentáveis fatos ocorridos, a FMUSP apoia e se solidariza com o estudante e solicita às autoridades pronta investigação. Ao mesmo tempo, a instituição reforça a necessidade da promoção de respeito aos direitos humanos no ambiente acadêmico".

 




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