11/03/2015

Cenário Econômico do Brasil FIPEN

Título do evento: Cenário econômico do Brasil

Objetivo: Apresentar, aos alunos da graduação e visitantes, um cenário da economia do Brasil no momento.

Dia: 16.03.2015

Carga horária: 2h

Horário: das 19h30 às 21h30

Conteúdo programático:

1 – Panorama da economia brasileira no contexto internacional

2 – Como medidas inicialmente bem-sucedidas levaram o país a uma crise (a dicotomia da maior ou menor intervenção do Estado na economia)

3 – Diagnósticos corretos, remédios equivocados. A proposição de uma nova matriz econômica. A tentativa de baixar os juros na marra. Estímulos fomentaram o consumo, mas não os investimentos. Inflação, aumento da dívida pública, deterioração das contas públicas, fragilização dos bancos públicos.

4 - Como a centralização decisória em políticas setoriais criou distorções que precisam ser corrigidas. A gênese da crise energética, o controle dos preços dos combustíveis, o setor automobilístico.

5 – O caso Petrobras. Como o escândalo de corrupção na maior estatal do país pode agravar a crise econômica e a governabilidade. Previsões do mercado para os principais indicadores macroeconômicos.

6 – Desafios e oportunidades do cenário internacional.

7 – Debate.

Recursos audiovisuais e multimídia: Power point

Docente: Aluísio Alves

Mini currículo do docente:

Jornalista com 17 anos de experiência nas áreas econômica, financeira e de mercado de capitais. Foi editor de Empresas e de Macroeconomia. Atualmente, é correspondente sênior e colunista da Reuters, a maior agência de notícias no mundo. Trabalhou por 7 anos no grupo Gazeta Mercantil, sendo responsável pela cobertura de Finanças, no jornal impresso e na agência de notícias. Trabalhou no portal iG e produziu reportagens para várias publicações especializadas. Formado em jornalismo pela Fundação Casper Líbero, com pós-graduação em Economia pela PUC/SP e MBA em Finanças pela FIA/USP. Especialização em inglês no Canadá.

Coordenação: FIPEN – Faculdade Instituto paulista de Ensino