16/05/2017

CARREIRA DO ALUNO MUDA COM GREEN BELT FIPEN

Por Wagner Bezerra de Lima, professor do curso, Engenheiro de Produção, com MBA em Gerenciamento de Projetos e especialização em Implantação e Manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade, Lider Auditor Training e Black Belt pela Caterpillar.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, da ampla concorrência e da limitação de recursos, a busca pela filosofia de manufatura enxuta e alto nível de qualidade tem sido alvo da grande maioria das organizações. Baseando-se nos sucessos alcançados por empresas como a Toyota e Motorola, das quais surgiram as principais metodologias utilizadas atualmente, o Lean Manufacturing e o Seis Sigma, ou também conhecido como Lean Six Sigma, muitas empresas de diversos segmentos têm buscado profissionais com essa formação, para a implementação dessa cultura, dentro de seus processos, principalmente aqueles profissionais voltados à área da Engenharia.

Com base nessa realidade que vivemos, a necessidade de mudança é vital para as organizações e para os futuros Engenheiros que deverão ter a filosofia do Lean Six Sigma como parte integrante de sua formação. Pensando nisso é que a Faculdade FIPEN teve a iniciativa de iniciar o treinamento de Green Belt na instituição. Esse treinamento tem um conteúdo aprofundado das metodologias aplicadas, bem como um projeto prático aplicado em sala de aula para que o conhecimento seja mais bem absorvido, o uso do laboratório para análise dos dados com utilização de software apropriado e o compartilhamento de experiência vivida na prática. Com essa metodologia, as equipes trabalhavam semanalmente em seus projetos, praticando, assim, cada técnica aplicada em sala de aula.

O aluno do terceiro período de Engenharia de Produção, Igor Patrício da Silva, relata como a agregação de conhecimento fez com que a empresa mudasse sua visão a seu respeito e lhe desse uma nova oportunidade de crescimento profissional:

"Atualmente estou trabalhando como estagiário. Comecei no almoxarifado e, conforme o tempo foi passando, me perguntaram sobre o curso de Green Belt - 6 sigma, e eu comentei que estava fazendo. Logo, fui para o departamento de estratégia, tendo como objetivo melhorar a produtividade dos vendedores da empresa, fazendo com que tenham mais contato como cliente e assim, conseguindo concretizar a venda. Sentei com a líder do departamento e discutimos sobre os "gargalos" e métodos que poderiam nos ajudar a melhorar e alcançar a meta, colocamos primeiro no papel e depois na prática, verificamos uma melhoria de 12% de produtividade nas vendas. Graças ao curso, minha visão profissional ficou mais holística, observando as dificuldades e encarando elas como desafios de melhoria contínua. Gostaria de agradecer à FIPEN que nos indicou esse curso, realmente, o profissionalismo de cada um passa a mudar dentro da empresa, espero poder continuar ajudando a companhia crescer e também aprender mais sobre o projeto 6 sigma para futuras oportunidades".