Gestão Comércio Exterior
O Tecnólogo em Comércio Exterior formado pela FIPEN terá um perfil humanista, ético e moral, para desempenhar um papel de agente de disseminação de conhecimentos na comunidade. Terá desenvolvido competências para gerenciar as transações comerciais, cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional, prospecção e pesquisa de mercados, definição de plano de ação, negociação e execução de operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação, controle de fluxos de embarque e desembarque de produtos, despacho de documentos e identificação dos melhores meios de transporte.
Por haver incorporado tais competências será hábil para atuar no fluxo de informações com os clientes e com o mercado, sendo capaz de promover maior visibilidade da organização, definindo estratégias de venda de produtos e serviços, bem como gerindo a relação custo e preço final para atuação em mercados globais.
Gestão Comercial
O Tecnólogo em Gestão Comercial formado pela FIPEN terá desenvolvido conhecimentos, habilidades e atitudes que o tornará competente para atuar no varejo, atacado, representação e outros ramos do setor comercial. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, poderá atuar no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais. Estará apto para atuar ainda no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.
Gestão de RH
O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos oferecido pela FIPEN possibilitará que os alunos incorporem as competências necessárias para gerir profissionalmente as organizações, tornando-as mais produtivas, competitivas e com maior qualidade em seus produtos e/ou serviços, assegurando a sua posição no mercado em constante mudança. O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos estará apto para atuar no planejamento e gerenciamento de todos os subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios e QVT, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Em dois anos, o aluno desenvolverá as competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), grupal (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.
Engenharia
O Engenheiro de Produção formado pela FIPEN terá um perfil humanista e generalista quanto aos conhecimentos, mas focado nas necessidades do mercado. Terá forte aporte em administração de projetos com um perfil multidisciplinar e visão integrada dos sistemas de produção de bens e de serviços. Estará capacitado para atuar na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade dos processos e administração de projetos. Assim como nas demais engenharias, o Engenheiro de Produção projeta, implanta, melhora e mantém sistemas produtivos. Estará habilitado para desenvolver e implantar, com sistemas integrados de pessoas, equipamentos e materiais, agregando todas as áreas envolvidas na gestão de uma empresa.
Administração
O Administrador formado pela FIPEN estará habilitado a gerir recursos de toda ordem, mediante o exercício do planejamento, da organização, da liderança e do controle, no âmbito das organizações de qualquer natureza ou porte, com vistas à otimização de seus resultados. Poderá assumir papéis diferenciados: assessor, executivo, pesquisador, analista, consultor, empreendedor e/ou professor – em áreas como finanças, mercadologia, produção, gestão de pessoas, material e administração geral.